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Home » Curso Formação para Professores - Módulo II


CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES



MÓDULO II





PROGRAMA

Cada aula do curso é dividida em aspectos teóricos e atividades práticas.

Aulas Teóricas

Aspectos a serem trabalhados e desenvolvidos nas aulas teóricas:

Aulas do Curso de Musicalização do Conservatório Mozart
  1. Noções de acústica e as propriedades do som: frequência, amplitude e série harmônica;


  2. Duração: pulsação, compasso e ritmo;


  3. Princípios de leitura relativa e manossolfa.
    Referência: Zoltan Kodaly


  4. Apreciação musical.  Noções de forma e fraseologia: tema,variação, improviso;


  5. As vozes humanas: tipologia e classificação;


  6. Os instrumentos musicais: classificação e discriminação;


  7. Planejamento de atividades

Aulas Práticas

Aspectos a serem trabalhados e desenvolvidos através das atividades práticas musicais:

Aulas do Seminario de Musicalização do Conservatório Mozart
  1. Trabalho com o kit de musicalização infantil;


  2. Prática de sequências de alturas e jogos de intervalos;


  3. Variações de células rítmicas aplicadas a jogos e percussão corporal;


  4. Prática de manossolfa e cânones a duas vozes;


  5. Preparação corporal e vocal para o canto: regência


  6. Utilização da flauta doce na educação musical;


  7. Prática de danças folclóricas e utilização do instrumental Orff;

SOBRE AS DOCENTES

Olga Molina Olga Molina

Especialista no Método Kodaly pela Danube Bend Summer University de Esztergom (Hungria) e em Musicoterapia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Olga Molina tem também o diploma do Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE).

Destacam-se também em sua formação cursos sobre o Método Willems com Jacques e Bèatrice Chapuis (Suíça), Orff Schulwerk com Verena Maschat e Marlita Brandner-Vailati (Áustria), Orquestra de Bebês com Walquíria Passos Claro (São Paulo), Musicalização para Bebês com Josette Feres, Método Kodaly com Agnes Bauer (Hungria) e Sérgio Figueiredo (UDESC, Santa Catarina) e Formação Musical para Crianças com Martine Barret (França).

Estudou percepção musical no Conservatório Brooklin Paulista e harmonia, contraponto e estética com Ricardo Rizek. É formada em Letras (português/ inglês) pela PUC de São Paulo e em piano pelo Conservatório Musical Paulistano.

É professora de música das crianças de 3 a 10 anos da Escola Graduada de São Paulo (Graded School) e diretora do Conservatório Musical Mozart, onde atua como palestrante e coordenadora dos Cursos de Formação para Professores de Música, tanto em São Paulo como em outros estados brasileiros. Participou como colaboradora do livro "Música na Escola" (MEC, 2012).


Cristiane Serpa Cristiane Serpa

Professora de música com mais 20 anos de experiência, Cristiane Serpa exerce intensa atividade em escolas infantis de ensino fundamental, ONGS como na AACD onde trabalhou por 2 anos com alunos portadores de deficiência múltipla e escolas de música.

Sua formação musical e pedagógica foi adquirida no Uni Fiam / FAAM (Licenciatura Plena em Música e Latu Sensu em Musicoterapia) e em cursos internacionais específicos sobre os métodos Orff, Kodaly, Dalcroze e Willems, os quais somam mais de 700 horas de especialização.

Como parte da equipe de professores do Conservatório Musical Mozart desde 1995, atua nas áreas de formação de alunos em teclado e piano, aulas de musicalização infantil para diversas faixas etárias, preparação de alunos para vestibulares de música e oficinas e cursos direcionados para a formação de professores.


Ana Beatriz Valente Zaghi Ana Beatriz Valente Zaghi

É bacharel em música pela UNICAMP. Concluiu ainda a Licenciatura Plena em Educação Artística (FPA) e Pós Graduação em Musicoterapia (FMU).

Destacam-se em sua formação cursos nacionais e internacionais de regência (Maestro Samuel Kerr - Brasil; Marco Antonio da Silva Ramos - Brasil; Teruo Oshida - Japão; Fernando Malvar-Ruiz - Espanha; Henry Leck - EUA; Lilia Gabor - Hungria; Frank Shipway - UK), além de cursos dos métodos Orff Schulwerk (Verena Maschat - Áustria e Sofia López-Ibor - Espanha), Dalcroze (Iramar Rodrigues - Brasil/Suíça) e Kodaly (Lilla Gabor - Hungria).

Já se apresentou como pianista e regente de orquestra e coros em diversas salas de concerto, tais como Sala São Paulo; Memorial da América Latina; Auditório Ibirapuera; MASP; Teatro da Confederação de Corais de Porto Alegre (RS); Sesc (Santos); Gabinete Literário de Las Palmas de Gran Canária (ESP) e Grande Sala de Concerto do Museu Glinka (RUS).

Desde 2014 integra a turma de regência do renomado violinista e Maestro Claudio Cruz, com quem tem aulas mensais de regência orquestral e nessas aulas atua à frente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (Ojesp).

Atualmente é Coordenadora Pedagógica das áreas de Regência, Canto Erudito e Canto Popular, além de Professora de Regência Coral e Regente Titular do Coro Adulto da Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim. Também é professora nos Programas Educacionais da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).


Sidney Molina Sidney Molina

É bacharel em Filosofia (USP), com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente é Professor de Violão, Música Brasileira e Estética Musical do Uni FIAM/ FAAM (SP) e da Fundação Carlos Gomes (PA).

Como violonista fundador do Quarteto de Violões Quaternaglia participou de todas as formações, gravações e concertos com orquestra do grupo, tanto no Brasil quanto no exterior. Destacam-se dez turnês pelos Estados Unidos, o Ensemble Prize obtido no Concurso Internacional de Guitarra de Havana, o Prêmio Carlos Gomes, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e a atuação como solista convidado de diversas orquestras nacionais e internacionais. Como solista apresentou-se no Suntory Hall de Tóquio (Japão).

Sua discografia inclui os CDs Quaternaglia (1995), Antique (1996), Forrobodó (ECM, 2000), Presença (2004), Estampas (2010) e Jequibau (2012), além de DVD gravado ao vivo (2006).

É crítico de música do jornal Folha de S.Paulo e autor dos livros Mahler em Schoenberg: angústia da influência na Sinfonia de Câmara n. 1 (Rondó, 2003) e Música Clássica Brasileira Hoje (Publifolha, 2010).





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